Poupe o seu tempo na folha de pagamento

//Poupe o seu tempo na folha de pagamento

Poupe o seu tempo na folha de pagamento

By |2019-06-28T09:57:09-03:0010/05/2019|Finanças|0 Comments

Pagamento, holerite, caixa, dinheiro…

Essas palavras todas referem-se a um único propósito: folha de pagamento.

Para que a sua empresa tenha uma saúde financeira, é realizado sempre no começo do mês, os fechamentos mensais, por eles, são feitos a apuração de todas as operações que, de alguma forma, modifiquem o patrimônio empresarial.

E quem trabalha com o financeiro, tem um grande desafio entre, equilibrar as contas pagas e a receber, o fluxo de caixa, as finanças, informando sempre aos contadores sobre valores transacionados em pagamentos, notas fiscais e emitidas, além de outros dados da relevância financeira.

Sem esse equilíbrio, as dívidas podem se acumular e até se tornar mais importantes do que as receitas, o que implica em prejuízos financeiros e saldo negativo.

Como gestor financeiro, você sabe que precisa lidar com uma série de situações complicadas no dia a dia. Duas delas são equilibrar o fluxo de caixa e as contas a pagar e a receber.

Use o tempo ao seu favor e trabalhe tranquilo. Conheça a Trevys FIDC, crédito para fazer muito mais.

Como fazer o tempo trabalhar a seu favor?

A antecipação de recebíveis pode ajudar consideravelmente nesse processo. Essa operação de crédito permite que você receba antes o dinheiro que entrará em caixa no futuro, como por exemplo, para pagar a folha de pagamento dos funcionários. Assim o seu controle é essencial para a gestão das finanças da empresa.

Para otimizar o seu tempo, separamos algumas dicas:

– Use softwares para te ajudar:

O cálculo da folha de pagamento pode exigir muito tempo dos colaboradores, mas é a tecnologia que facilita esse processo. Usar um sistema de gestão empresarial traz mais precisão ao trabalho e à automação do controle da jornada de trabalho, assim como à emissão do holerite e à administração do pagamento.

– Conte com profissionais qualificados:

Para que a sua empresa não tenha problemas financeiros, é preciso que um contador receba as informações do setor financeiro e faça a conferência dos dados.

– Organize:

A folha de pagamento é uma atividade obrigatória para as organizações. A empresa que descumprir ou for ineficiente nessa atividade está sujeita a multas e sanções durante o processo de fiscalização.

O ideal é arquivar os documentos e fazer o backup deles ou salvá-los na nuvem. Assim, você está precavido em caso de fiscalização. Uma boa ideia é integrar o ponto eletrônico à folha de pagamento para aumentar a produtividade e garantir mais controle sobre a atividade.

O resultado é mais garantia de cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias, além de um planejamento e controle financeiro mais consolidados.

– Deixe suas informações com datas:

Para que você saiba quais são os impostos, os fornecedores e funcionários que precisa pagar, dependo da tarefa precisa ser diária, tendo relação direta também com o controle do fluxo de caixa

Organizar o fluxo de caixa é muito importante não apenas para garantir o cumprimento das obrigações para fins de fechamento mensal. Tendo controle sobre esse elemento financeiro, a empresa também garante maior liquidez e a manutenção do capital de giro.

Tenha uma gestão na folha:

Os processos do holerite devem ser planejados para reduzir a ocorrência de erros. O ideal é documentar as etapas para que todos os profissionais saibam o que fazer. A gestão da folha também garante algumas vantagens para o seu negócio, entre elas:

– Facilidade em auditorias internas e externas;

– Dedução de benefícios legais;

– Classificação adequada do colaborador em sua categoria;

– Aumento da agilidade da elaboração da folha;

– Desconto de Imposto de Renda (IR) e outros encargos;

– Redução de erros e retrabalhos;

– Precisão maior dos dados;

– Centralização das informações;

Análise das horas trabalhadas por empregado, com a consequente verificação de faltas;

– Eficácia no controle financeiro;

– Geração de relatórios relevantes.

Muitos problemas com pagamentos de fornecedores, por exemplo, acontecem em função de registros mal apurados, principalmente pela falta de controle do fluxo de caixa e do estoque. Por essas e outras razões, contar com uma equipe preparada é fundamental, mas, acima de tudo, é preciso ter no contador uma figura de absoluta confiança.

A existência de diferentes instituições que trabalham com antecipação de recebíveis faz com que diferentes taxas sejam aplicadas, assim como são oferecidos diversos níveis de serviço. Como você pôde perceber, a antecipação de recebíveis é um recurso interessante para que a sua empresa consiga dinheiro rapidamente sem precisar se endividar.

Conheça a Trevys FIDC. Crédito para fazer muito mais.