Descubra o momento certo para comprar matéria prima.

/, Planejamento Financeiro/Descubra o momento certo para comprar matéria prima.

Descubra o momento certo para comprar matéria prima.

A partir do momento em que você é responsável pelo setor de compras de uma indústria, a aquisição de matéria prima é considerada um instrumento aplicado na produção do produto final da sua empresa. Mas, você deve priorizar, definir quanto, quando e com quem comprar matéria-prima.

Imagine se um departamento inteiro da sua indústria fique comprometido com a produção do produto e com o prazo por não ter a matéria-prima para a produção do pedido. E esse é um problema comum enfrentado pelas empresas de manufatura.

É importante lembrar, que os estoques de matéria-prima representam um dos itens mais importantes das demonstrações contáveis das empresas industriais e a sua compra deve ser contabilizada na conta dos estoques, ou seja, na conta de fornecedores.

Uma das maiores dificuldades do setor responsável pela compra de matéria-prima, é definir com quem comprar, o valor dela e quando comprar. Isso porque, o consumo de cada ponto de venda nunca será o mesmo ao longo do tempo e da mesma loja. O planejamento de compra deve ser de maneira assertiva, a empresa deve ter as informações de demanda do consumidor final, que são oferecidas pela equipe de varejo. Lembre-se verifique sempre o estoque antes de fazer uma nova compra.

As empresas e o fornecedor planejam o reabastecimento levando em consideração as seguintes questões:

– Lote de reposição;

– Leadtime (tempo entre o momento do pedido do cliente até a chegada do produto no mesmo);

– Unitização;

– Conversão de unidades e medidas;

– Questões de empacotamento = unitização;

– Nível máximo e mínimo de armazenagem;

– Estoque de segurança;

– Nível de serviço.

Ao considerar automaticamente uma série de variáveis relevantes em seu cálculo, que atendam a todas as necessidades da indústria, a reposição dos insumos pode ser feita com autonomia pelos fornecedores.

E se você é responsável pela compra desses produtos, a antecipação de recebíveis é, sem dúvida, a forma mais inteligente de conseguir fôlego para o caixa da sua empresa. Mas, como toda operação que envolve crédito, ela demanda uma atenção que vai além do momento em que se decide por buscar essa solução. Quer dizer, os cuidados com o uso da antecipação de recebíveis começam na estruturação de uma boa gestão financeira na sua empresa.

A antecipação de recebíveis é um recurso que deve ser utilizado com critério e dentro dos limites do planejamento estratégico da sua empresa. Caso você não tenha o hábito de fazer esse planejamento, considere está a primeira dica para ajustar os seus procedimentos.

Isso porque o planejamento estratégico é fundamental para o controle dos gastos, para a compra de matéria-prima, a previsibilidade dos investimentos e a estruturação do crescimento de um negócio.

Esses momentos podem ser o desenvolvimento de algum produto, a contratação de mão de obra adicional, o pagamento de uma negociação, a ampliação da infraestrutura da empresa (compra de novos equipamentos, expansão da planta, compra de matéria prima, etc.), investimentos, entre outras necessidades.

E é isso que a Trevys oferece. A antecipação de recebíveis é o nosso principal serviço, mas o nosso diferencial é fazer um atendimento exclusivo. Nós queremos que a sua empresa se desenvolva e que você tome as melhores decisões para o crescimento do seu negócio.

Por isso, fale com a gente para saber quando e como antecipar seus recebíveis!

Trevys FIDC

Rua Paraibuna, 811 – sala 401. São José dos Campos/SP

Telefone: (12) 4009-2992