Antecipação de recebíveis: Quais as vantagens em relação aos empréstimos?

//Antecipação de recebíveis: Quais as vantagens em relação aos empréstimos?

Antecipação de recebíveis: Quais as vantagens em relação aos empréstimos?

By |2019-08-27T09:36:09-03:0027/08/2019|Antecipação de Recebíveis|0 Comments

A Antecipação de Recebíveis é vista por empresários como um “dinheiro rápido” para investir ou pagar as contas do negócio, cobrir um déficit no caixa, ou até pagar por um gasto inesperado. O diferencial dessa modalidade é a facilidade e rapidez de crédito para quitar contas, e costuma ter taxas menores cobradas em comparação ao cheque especial ou no cartão de crédito.

Uma grande vantagem da antecipação, comparativamente com outras linhas de crédito, é que o empresário não está pegando algo emprestado da instituição financeira, mas sim usando algo que já é da empresa, simplesmente antecipando datas e pagando por isso. Por este motivo, as taxas de antecipação acabam sendo menores que os empréstimos disponíveis.

Antecipação x Empréstimo?

Há uma grande diferença entre essas duas modalidades de contratação de crédito.

O empréstimo é caracterizado pela concessão de um valor que deve ser devolvido, de uma vez ou em parcelas mensais, acrescido de juros e taxas, durante um determinado período à instituição credora.

Já a antecipação de recebíveis, possibilita que o negócio comprometa somente o dinheiro que se espera receber de um ou mais clientes. possibilita que a empresa trabalhe com recebimentos das vendas a prazo das parcelas já vendidas.

Ambas as alternativas são aplicáveis em momentos de necessidade da empresa.

Quais são os riscos?

Contudo, os riscos do empréstimo são maiores, pois pode comprometer a empresa se houver alguma crise.

No fim das contas, a empresa paga um valor muito mais alto do que o valor emprestado devido aos juros, que são proporcionais ao período estipulado para a quitação dos valores e relativos ao grau de confiabilidade da empresa contratante.

No caso da antecipação de recebíveis, por mais que a empresa passe por dificuldades, o valor é pago com o valor antecipado das vendas.

Vantagens da antecipação dos recebíveis:

Todo o recurso é obtido pela empresa de forma rápida, pois por meio da antecipação o empresário consegue receber a antecipação dos valores vendidos a prazo e em parcelas. Além da velocidade no momento de conseguir a liberação do crédito, a antecipação dos recursos não é caracterizada como um empréstimo.

O empresário que recorre a esse serviço está, como o nome propriamente diz, antecipando o recebimento de recursos que seriam entregues em datas futuras, ou seja, ele está obtendo crédito.

Por conta disso, as taxas de juros mediante a antecipação de recursos são bem menores do que outros tipos de taxas praticadas em outros tipos de linha de crédito existentes no mercado financeiro.

Conheça a Trevys FIDC

Com ampla experiência no mercado de recebíveis, atuamos com antecipação de recebíveis desde 1995, Nossa equipe viabiliza negócios sem burocracia, com respostas rápidas e precisas. Assim, sua empresa pode fazer muito mais.

Crédito para fazer muito mais.