Qual é o seu perfil de investidor – conservador, moderado ou agressivo?

/, Planejamento Financeiro/Qual é o seu perfil de investidor – conservador, moderado ou agressivo?

Qual é o seu perfil de investidor – conservador, moderado ou agressivo?

Você já parou para pensar no seu perfil de investidor?

Investir no mercado financeiro é uma tendência em ascensão no Brasil. Os motivos para isso são variados: fortalecer o patrimônio, garantir uma aposentadoria tranquila e adquirir a casa própria são alguns dos desejos de quem poupa e busca aplicar recursos para aumentar esses valores. 

Mas mesmo metas de curto prazo, como juntar dinheiro para uma viagem nas próximas férias, também podem gerar a procura pelos investimentos.

Com a onda de interesse, as alternativas também se multiplicam e a escolha se torna mais complexa. Nesse momento, é importante definir algumas questões, como por quanto tempo os valores podem ficar aplicados, qual a tolerância ao risco e os objetivos do investimento.

Um dos pontos cruciais é avaliar em qual perfil de investidor você se encaixa: conservador, moderado ou agressivo. A partir daí, fica mais claro o caminho a seguir. Essa fase é tão importante que a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) recomenda às instituições financeiras a realização da API (Avaliação do Perfil do Investidor) com seus clientes.

Diferenças nos perfis

perfil de investidor

O investidor conservador se caracteriza por optar pelas aplicações seguras, que tenham retorno certo, mesmo que ele não seja tão alto, com o intuito de preservar seu patrimônio. Assim, exclui de sua carteira as possibilidades mais arriscadas, que podem tanto trazer lucros mais altos quanto oscilar negativamente. 

Para ele, a previsibilidade é o que mais importa e, por isso, opções de renda fixa – como CDB (Certificado de Depósito Bancário) pré-fixados, LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), Tesouro Direto, fundos DI e até a poupança – são escolhas naturais para preservar suas economias. O horizonte costuma ser de curto e médio prazo.

O moderado é um meio termo entre o conservador e o agressivo: tem alguma tolerância a riscos para buscar mais rentabilidade. Ele mantém preferencialmente alternativas conservadoras em sua carteira de investimentos, mas abre espaço para a renda variável, como os fundos multimercados, para obter rendimentos acima da média.

Já o agressivo, por sua vez, valoriza opções que vislumbram melhores rendimentos, mas que são mais arriscadas. Para ele, é aceitável arcar com eventuais prejuízos momentâneos para obter ganhos maiores com o tempo. 

Ações, operações de câmbio e commodities são algumas das escolhas preferidas desse tipo de investidor, mesmo que ele também mantenha parte de seu dinheiro na renda fixa. O investidor agressivo costuma ser mais experiente e familiarizado com o mercado financeiro.

Conservador, moderado ou agressivo, o importante é definir suas prioridades para não se decepcionar com o retorno obtido nas aplicações. E nada impede que você mude de perfil no decorrer do tempo, dependendo dos objetivos de cada fase de sua vida.

Teste rápido – Qual é o seu perfil de investidor?*

Qual o seu objetivo ao investir?

  1. A) Não correr riscos e preservar meu patrimônio
  2. B) Preservar meu patrimônio e tentar valorizá-lo
  3. C) Assumir riscos para aumentar a chance de rendimento

Por quanto tempo quer deixar o dinheiro investido?

  1. A) Até 1 ano
  2. B) De 1 a 5 anos
  3. C) Acima de 5 anos

Qual percentual de sua renda pretende investir?

  1. A) Até 10%
  2. B) De 10% a 20%
  3. C) Acima de 20%

Se uma aplicação sua tiver perda de 10% em um mês, o que faria?

  1. A) Tiraria todo o dinheiro
  2. B) Não mexeria no dinheiro
  3. C) Investiria ainda mais

Qual o seu nível de conhecimento em relação ao mercado financeiro?

  1. A) Tenho pouco conhecimento
  2. B) Conheço um pouco das opções de investimentos
  3. C) Tenho conhecimentos sólidos

Em relação à necessidade do dinheiro investido:

  1. A) Pretendo utilizá-lo brevemente
  2. B) Posso utilizar parte dele nos próximos meses
  3. C) Não precisarei do valor em curto prazo

Resultado:

As respostas A indicam perfil conservador
As respostas B indicam perfil moderado
As respostas C indicam perfil agressivo 

*Este teste é apenas um exemplo de aspectos que são levados em conta na avaliação dos tipos de investidor. Antes de investir, é recomendável pesquisar e contar com apoio de especialistas para avaliar as melhores opções.