Você já parou para pensar no seu perfil de investidor?
Investir no mercado financeiro é uma tendência em ascensão no Brasil. Os motivos para isso são variados: fortalecer o patrimônio, garantir uma aposentadoria tranquila e adquirir a casa própria são alguns dos desejos de quem poupa e busca aplicar recursos para aumentar esses valores.
Mas mesmo metas de curto prazo, como juntar dinheiro para uma viagem nas próximas férias, também podem gerar a procura pelos investimentos.
Com a onda de interesse, as alternativas também se multiplicam e a escolha se torna mais complexa. Nesse momento, é importante definir algumas questões, como por quanto tempo os valores podem ficar aplicados, qual a tolerância ao risco e os objetivos do investimento.
Um dos pontos cruciais é avaliar em qual perfil de investidor você se encaixa: conservador, moderado ou agressivo. A partir daí, fica mais claro o caminho a seguir. Essa fase é tão importante que a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) recomenda às instituições financeiras a realização da API (Avaliação do Perfil do Investidor) com seus clientes.
Diferenças nos perfis
O investidor conservador se caracteriza por optar pelas aplicações seguras, que tenham retorno certo, mesmo que ele não seja tão alto, com o intuito de preservar seu patrimônio. Assim, exclui de sua carteira as possibilidades mais arriscadas, que podem tanto trazer lucros mais altos quanto oscilar negativamente.
Para ele, a previsibilidade é o que mais importa e, por isso, opções de renda fixa – como CDB (Certificado de Depósito Bancário) pré-fixados, LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), Tesouro Direto, fundos DI e até a poupança – são escolhas naturais para preservar suas economias. O horizonte costuma ser de curto e médio prazo.
O moderado é um meio termo entre o conservador e o agressivo: tem alguma tolerância a riscos para buscar mais rentabilidade. Ele mantém preferencialmente alternativas conservadoras em sua carteira de investimentos, mas abre espaço para a renda variável, como os fundos multimercados, para obter rendimentos acima da média.
Já o agressivo, por sua vez, valoriza opções que vislumbram melhores rendimentos, mas que são mais arriscadas. Para ele, é aceitável arcar com eventuais prejuízos momentâneos para obter ganhos maiores com o tempo.
Ações, operações de câmbio e commodities são algumas das escolhas preferidas desse tipo de investidor, mesmo que ele também mantenha parte de seu dinheiro na renda fixa. O investidor agressivo costuma ser mais experiente e familiarizado com o mercado financeiro.
Conservador, moderado ou agressivo, o importante é definir suas prioridades para não se decepcionar com o retorno obtido nas aplicações. E nada impede que você mude de perfil no decorrer do tempo, dependendo dos objetivos de cada fase de sua vida.
Teste rápido – Qual é o seu perfil de investidor?*
Qual o seu objetivo ao investir?
- A) Não correr riscos e preservar meu patrimônio
- B) Preservar meu patrimônio e tentar valorizá-lo
- C) Assumir riscos para aumentar a chance de rendimento
Por quanto tempo quer deixar o dinheiro investido?
- A) Até 1 ano
- B) De 1 a 5 anos
- C) Acima de 5 anos
Qual percentual de sua renda pretende investir?
- A) Até 10%
- B) De 10% a 20%
- C) Acima de 20%
Se uma aplicação sua tiver perda de 10% em um mês, o que faria?
- A) Tiraria todo o dinheiro
- B) Não mexeria no dinheiro
- C) Investiria ainda mais
Qual o seu nível de conhecimento em relação ao mercado financeiro?
- A) Tenho pouco conhecimento
- B) Conheço um pouco das opções de investimentos
- C) Tenho conhecimentos sólidos
Em relação à necessidade do dinheiro investido:
- A) Pretendo utilizá-lo brevemente
- B) Posso utilizar parte dele nos próximos meses
- C) Não precisarei do valor em curto prazo
Resultado:
As respostas A indicam perfil conservador
As respostas B indicam perfil moderado
As respostas C indicam perfil agressivo
*Este teste é apenas um exemplo de aspectos que são levados em conta na avaliação dos tipos de investidor. Antes de investir, é recomendável pesquisar e contar com apoio de especialistas para avaliar as melhores opções.