Boletim de notícias – Trevys FIDC

//Boletim de notícias – Trevys FIDC

Boletim de notícias – Trevys FIDC

By |2020-10-12T15:52:30-03:0009/10/2020|News|0 Comments

Inflação pelo IGP-DI desacelera em setembro

A inflação calculada pelo Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) perdeu força em setembro, e ficou em 3,30%, abaixo da taxa de 3,87% do mês anterior, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 12 meses, a taxa alcançou 18,44% – a maior desde setembro de 2003. O IGP-DI apura os preços mensais de todo o processo produtivo: matérias-primas agrícolas e industriais; preços de construção; produtos intermediários; bens e serviços finais.

 

Vendas do varejo atingem patamar recorde

As vendas do comércio varejista cresceram 3,4% em agosto, na comparação com julho, segundo dados divulgados nesta semana pelo IBGE. O resultado é o melhor desde 2000, ficando 2,6% acima do recorde anterior, registrado em outubro de 2014. Com a quarta alta seguida, o setor superou em 8,9% o patamar de fevereiro, pré-pandemia. As maiores altas foram nas atividades de tecidos, vestuário e calçados (30,5%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,4%); móveis e eletrodomésticos (4,6%)

 

Fundação Getúlio Vargas prevê dificuldades para a economia

A piora das condições financeiras em agosto e setembro reflete as incertezas sobre o comprometimento do governo com o equilíbrio das contas públicas e não deve ser revertida enquanto o imbróglio fiscal não for resolvido, segundo especialistas do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). O Índice de Condições Financeiras (ICF) da FGV chegou a ficar abaixo de 1 ponto durante a semana, indicando condições financeiras frouxas.

 

Poupança tem resultado positivo em setembro

Os depósitos na caderneta de poupança superaram os saques em R$ 13,228 bilhões em setembro. Esse resultado levou o saldo total em contas poupanças a superar pela primeira vez a marca de R$ 1 trilhão. A poupança tem batido recordes de captação desde abril, quando o auxílio emergencial começou a ser pago pelo governo, já que parte desses benefícios está sendo depositada em contas poupança.